Algumas ideias para uma prática mais criativa:
1)A apresentação do professor no início do ano.
É fundamental que a apresentação do professor (e dos alunos) seja criativa, alegre e coerente. Parece-me ser uma atividade pouco valorizada pelos professores.
2) A postura do professor ao longo do ano.
O professor deve ter o espírito aberto ao fluir da criatividade e ser, ele próprio, criativo. A criatividade trabalha-se.
3) Uso de Mapas de Histórias como forma de dinamizar a expressão escrita (texto narrativo).
Os Mapas de Histórias não pretendem limitar o livre fluir das ideias dos alunos, mas tão só espicaçá-los para os incontáveis caminhos que podemos percorrer ao escrever uma história.
4) Uso de suportes pedagógicos variados –TV, Vídeo, DVD, Som...
Tenho usado com grande êxito, por exemplo, gravações de diversíssimos sons (humanos e da natureza) para, por um lado, os alunos identificarem e, por outro, expandirem a sua oralidade e a sua expressão escrita (reconto, narração, descrição, etc.).
5) Uso de textos e grafismos apelativos retirados da comunicação social como forma de dinamizar atividades de expressão oral e de expressão escrita.
São normalmente um bom incentivo motivacional para o aluno. A presença da tesoura, da régua e da cola são, neste domínio, fundamentais.
6) Uso e treino de jogos de palavras.
Exemplos:
-- caligrama
-- colagem
-- frase dada
-- invenções
-- tautograma (letra imposta)
-- lipograma (letra proibida)
-- mancha de tinta
-- texto fenda
-- acrósticos
-- títulos (...)
7)Dramatizações.
Têm sido, por vezes, uma forma excelente de alguns alunos se revelarem.
8) Os 5 minutos antes da Ordem do Dia.
Por vezes, com certas turmas, torna-se necessário acordar e concretizar os"5 minutos antes da Ordem do Dia". Momento de expressão das emoções e tensões dos alunos, ajuda a estruturar a sua responsabilidade e a alicerçar a sua cooperação para o resto da aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário